Logotipo do Museu Nacional de Arqueologia
sobre o MNA agenda faq's   informações
  english | français
história
história
   home  
   o museu
 história
 exposições
 colecções
 visita virtual
   serviços/actividades
 biblioteca
 amigos do MNA
 serviço educativo
 investigadores
 laboratório
 destaques       
 notícias     
 imprensa     
 peça do mês     
 sítio do mês     
 outros sítios     
subscrever mailing list do MNApesquisa geral: mapa do sítio       
Mais informação
 
 
EUROVISION
MUSEUMS EXHIBITING EUROPE (EMEE)
 
 

EUROVISION –

MUSEUMS EXHIBITING EUROPE (EMEE)

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA), no âmbito da Direcção-Geral do Património Cultural, foi o parceiro português que integrou o consórcio europeu do projeto Eurovision que decorreu entre 2012-2016.

Eurovision - Museums Exhibiting Europe (EMEE), financiado pelo Programa Cultura da União Europeia, apresenta o e-book do projeto, editado por este consórcio. O grupo de instituições reunidas, de que fazia parte o MNA foi liderado pela Universidade de Augsburgo na Alemanha. Integrava ainda: o Museu Nacional de História de Sofia, na Bulgária, o Museu Nacional de História Contemporânea em Ljubljana, na Eslovénia, a Universidade de Roma Tre, em Itália, a Universidade Paris-Este Créteil-ESPE, em França. Além dos atelieres Brückner, de Estugarda, Alemanha e monochrom Art - Associação de Artistas, de Viena, Áustria.

O e-book está organizado em 5 capítulos onde se apresenta o conceito e objetivos do projecto, os principais resultados em termos de produção de conteúdos, exemplos práticos de aplicação dos conceitos principais, a produção de recursos audiovisuais e, por último, um resumo do projeto nas suas variadas valências.

Salientam-se as funcionalidades do e-book que, para além das usuais, permite a utilização de realidade aumentada e o acesso a vídeos e galerias de imagens. Para que os utilizadores entendam na plenitude os conceitos aplicados existe um glossário de termos mais correntes, bem como ligações ativas para os conceitos chave do projeto.

Recorde-se que este projeto publicou 5 toolkits e apresentou 33 exemplary units. Realizou centenas de atividades relacionadas com os EuroVision Labs, entre as quais, exposições que registaram mais de 93 mil visitantes. Dinamizou um concurso europeu para jovens cenógrafos de que resultou uma exposição que percorreu mais de 7.500 Kms na Europa e que foi apresentada em 8 países. No âmbito do projeto foram editados documentos que totalizam de 1300 páginas de conteúdos.

Lisboa, Belém, 20 de Dezembro de 2016.


 
este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais
DSímbolo de Acessibilidade na Web      
pesquisa geral: mapa do sítio       
Logotipo da direção Geral do Património Cultural
  última actualização: 26/04/2017
próxima actualização: 30/05/2017
 


geral@mnarqueologia.dgpc.pt |